A LANÇA SAGRADA & O RETORNO À LUZ
- Fernando Liguori
- 14 de mar.
- 9 min de leitura

Por Fernando Liguori | Frater AHA-ON 777
@estrelaeserpente | @argentiumaster | @hermakoiergon
Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei.
Eu fui iniciado na O.T.O. em 2001. O Saladino em cargo do Ritual Minerval foi Carlos Raposo, conhecido na época pelo nome mágico de Frater Sorath 666. Chegando próximo do fim do Ritual de Iniciação, o Saladino instruiu os Minervais iniciantes:
Para que vocês possam fazer a única coisa que verdadeiramente querem, vocês devem renunciar a todas as demais coisas que lhes possam tentar a se desviarem do propósito da sua estadia conosco. Esta tenda, sob cujo dossel eu me sento, é sustentada pela rigidez do seu suporte. Ele cumpre com o seu desígnio, pela virtude da sua disciplina. Eu lhes encarrego, pois, de meditar sobre este paradoxo, de modo que vocês possam entender a necessidade de se submeterem a este curso de treinamento que lhes tornará eficientes como Soldados da Liberdade. Que eu possa, ainda, lhes assegurar de que a palavra da liberdade não é um termo vão para nós. Nós não sabemos nem nos preocupamos com o que seja a sua vontade. «Tu não tens direito senão fazer a tua vontade. Faz isso, e nenhum outro dirá não.»[1]
Ao falar sobre o suporte de sua tenda, o Saladino aponta para a haste que lhe dá sustentação ereta. A tenda do Saladino é uma representação do Falo e sua haste representa o poder fálico criador, o verdadeiro PHALLUS que sustenta o pênis ereto.[2] No seu juramento o Minerval proclama: Se eu quebrar este juramento e trair o pão e o sal, que eu seja mutilado e deixe de ser um homem, o que todos os presentes respondem fazendo o Sinal Penal. Em outras palavras, se eu trair a ordem, que eu seja castrado e não mais possua o poder fálico criador do Um Deus Verdadeiro, que eu seja desprovido da restauração da Palavra Perdida, que eu não possua o poder do PHALLUS.[3]
Muitos pensam que ao adentrarem a O.T.O. receberão instruções de magia sexual. Ledo engano. A O.T.O. foi constituída para preservar o segredo do IX°, não para instruí-lo claramente. Isso significa que você pode alcançar os Graus Superiores, acima do V° ou VI°, sem nunca ter recebido qualquer instrução formal sobre magia sexual. Desde o Ritual Minerval a O.T.O. transmite o segredo do IX° através de parábolas iniciáticas como acabei de demonstrar. Caso o iniciado tenha a sorte de ser apadrinhado por um membro do Soberano Santuário da Gnose que verdadeiramente possua o segredo, este poderá ajudá-lo com alguns insights pontuais ao longo do caminho, na medida em que progride nos graus, mas nunca revelando claramente o segredo, e isso tem uma função pedagógica.[4] No Ritual do I° O.T.O., o Saladino diz:
Estamos dispostos a admiti-lo, porque duas pessoas dignas concordaram em tornar isso possível; mas sou obrigado a explicar que teria sido melhor que você nunca tivesse nos procurado, caso imagine que podemos lhe ensinar os segredos dos Mistérios. Os verdadeiros Segredos são incomunicáveis. O Segredo da Arte Real cresce como uma flor dentro do coração do homem. Tudo o que podemos fazer é ajudar essa flor, fornecendo-lhe alimento, ar, água e luz do sol. Candidato! A garantia de tal auxílio o satisfará?
O que o Saladino está dizendo no rito do Grau de Homem & Irmão da O.T.O. é que o verdadeiro segredo da ordem – i.e. o arcano do IX° – é incomunicável. Este segredo não é algo que se encontra em livros ou é discutido entre iniciados, mas nos dizem os mais velhos da ordem que está profundamente enraizado no coração de cada candidato o desejo ardente de encontrá-lo, de ver a luz do Sol; mas, infelizmente, também nos dizem que poucos terão sucesso. O Saladino diz: Para a maioria de nós, durante nossas jornadas neste vale de morte, o máximo que podemos esperar é captar alguns vislumbres daquela luz que vem do além, para nos fortalecer e encorajar em nossas viagens em direção à sua fonte. Aleister Crowley acreditava que se o indivíduo tivesse brio, i.e. tivesse poder viril, quer dizer, se fosse falicamente inclinado a despertar o PHALLUS, compreenderia o significado por trás dos símbolos e palavras ensinados no curso dos rituais da ordem, e então mereceria o direito de ser elevado ao VII° para começar a estudar os mistérios de maneira adequada. Nesse ponto o indivíduo deveria ter uma epifania, e todos os segredos da O.T.O. começariam a se desdobrar lentamente diante de seus olhos.
O Saladino, portanto, encoraja os Minervais iniciantes a meditarem sobre suas palavras. Isso significa que caso o indivíduo não tenha o brio, i.e. virilidade, e a perspicácia de apreender o segredo por si mesmo através das parábolas distribuídas nos ritos de iniciação e passagem de graus, ele progredirá sem saber do que se trata efetivamente o segredo: o manejo bem-sucedido do poder fálico criador do Um Deus Verdadeiro, e isso, acredite em mim, porque demonstrarei, não tem nada a ver com o que você vê espalhado em livros e na internet sobre o segredo do IX° e os mistérios fálicos da O.T.O. Um iniciado só se torna um IX° se ele já conhecer, através da apreensão dos símbolos e mistérios da ordem, o segredo do IX°.
A não-apreensão do segredo como acima declarei, corrompe e degenera o homem que tenta utilizá-lo, o que Aleister Crowley avisou muitas vezes aos seus discípulos, fazendo com que o adepto perca ou não veja o aspecto fundamental e verdadeiramente iniciático: o sistema de magia sexual proposto pela O.T.O. trata-se de um estilo de vida. Fixe bem essa ideia, porque ela é fundamental para compreensão dos temas aqui discorridos: a magia sexual thelêmica é um estilo de vida. Não se trata de uma técnica que se coloca em ação, de um método planejado de execução, mas de uma visão de mundo, àquela do Cavaleiro do Santo Graal que empunha a Lança Sagrada.
Durante anos eu venho adaptando os rituais de passagem dos graus e a Missa Gnóstica da O.T.O. para prática familiar, em casal, na intenção de orientar minha família ao estilo de vida adequado para reverência do Um Deus Verdadeiro e o retorno a Heliópolis; acredite, se você não é um membro da O.T.O., então não faz a mínima ideia do que eu estou falando.
Desde o incidente que ficou conhecido como Pânico na O.T.O. Brasileira e que ocorreu em 2002 e.v., em uma cerimônia da Missa Gnóstica, envolvendo a então líder da O.T.O. no Brasil, Soror Legião, e outra iniciada – que virioa a ser uma das fundadoras da Ordo Saturni[5] no Brasil – que servia como sacerdotisa sobre o altar, tive a convicção de que alguma coisa errada não estava certa com as operações da ordem no Brasil. Foi quando decidi, por mim mesmo, levar para dentro da minha casa, do meu templo, os mistérios da Missa Gnóstica e o estilo de vida da magia sexual thelêmica.
Dessa longa jornada iniciática, extraí a certeza de que a verdadeira magia sexual thelêmica não é um mero conjunto de técnicas ou rituais isolados, mas um estilo de vida que permeia cada aspecto da existência do adepto. A O.T.O., em sua estrutura simbólica e ritualística, oferece ao iniciado as chaves do mistério, mas cabe a ele ter a perspicácia de decifrá-las e absorvê-las em sua própria caminhada. O segredo do IX° não pode ser ensinado, pois não se trata de um conhecimento externo, mas de uma realização interna, o despertar do poder viril criador do Um Deus Verdadeiro. E, por isso, a iniciação verdadeira não acontece apenas dentro dos salões da ordem, mas no cotidiano, na maneira como vivemos e aplicamos a Vontade em cada ação na Vida (II° O.T.O.). Ao longo dos anos, minha busca me levou a internalizar esses princípios e a adaptá-los ao meu templo pessoal, levando a Missa Gnóstica para minha casa, para minha família, para minha vida. No final das contas, Thelema não é uma doutrina para ser apenas debatida, mas uma Verdade para ser vivida, com absoluta e intransigente dedicação ao caminho que nos leva de volta à Luz.
Dessa longa jornada iniciática, extraí a certeza de que a verdadeira magia sexual thelêmica não é um mero conjunto de técnicas ou rituais isolados, mas um estilo de vida que permeia cada aspecto da existência do adepto. A O.T.O., em sua estrutura simbólica e ritualística, oferece ao iniciado as chaves do mistério, mas cabe a ele ter a perspicácia de decifrá-las e absorvê-las em sua própria caminhada. O segredo do IX° não pode ser ensinado, pois não se trata de um conhecimento externo, mas de uma realização interna, o despertar do poder viril criador do Um Deus Verdadeiro. E, por isso, a iniciação verdadeira não acontece apenas dentro dos salões da ordem, mas no cotidiano, na maneira como vivemos e aplicamos a Vontade em cada ação na Vida (II° O.T.O.).
Ao longo dos anos, minha busca me levou a internalizar esses princípios e a adaptá-los ao meu templo pessoal, levando a Missa Gnóstica para minha casa, para minha família, para minha vida. No final das contas, Thelema não é uma doutrina para ser apenas debatida, mas uma Verdade para ser vivida, com absoluta e intransigente dedicação ao caminho que nos leva de volta à Luz. O Cavaleiro do Santo Graal não apenas empunha a Lança Sagrada, mas a vive, a sustenta e a faz vibrar com o poder do PHALLUS, transformando sua jornada num ato contínuo de devoção à Verdadeira Vontade. É esse o segredo que se oculta nas entrelinhas dos rituais, que não pode ser comunicado em palavras, mas apenas compreendido por aquele que ousa trilhar a senda da Arte Real sem medo, sem restrições, e com o brio necessário para reivindicar a si mesmo como um senhor do seu destino.
Amor é a lei, amor sob vontade.
Este texto é um excerto de A Lança & o Graal, em breve disponível.
NOTAS:
[1] Aleister Crowley, Ritual de Minerval, Ordo Templi Orientis. Os itálicos são meus.
[2] Para um simbolismo completo, veja Fernando Liguori. O Olho de Hoor, Vol. I, No. 5. Clube de Autores, 2018, pp. 67.
[3] Para uma compreensão dessa passagem em relação ao PHALLUS, veja Aleister Crowley. Liber Aleph, Capítulo 37: Do Cultivar Força via a Disciplina. Clube de Autores, sem data, pp. 46. O poder do PHALLUS é àquilo que o Barão Julius Evola (1898-1954), um aristocrata de alma (i.e. aquele indivíduo que resiste à decadência do mundo moderno e se torna um Iniciado, como o super-homem de Nietzsche (1844-1900), o gênio de Aleister Crowley ou os siddhas da cultura sul-asiática tântrica, em busca da deificação da alma e do verdadeiro sentido de hierarquia espiritual), chamou de poder viril. O que a magia sexual thelêmica oferece é a oportunidade de reconquistar a virilidade do PHALLUS na Vida (II° O.T.O.) despertando o gênio. Veja Julius Evola. The Metaphysics of Sex. Inner Traditions, 1991. Veja também Hugh B. Urban. Magia Sexualis: Sex, Magic and Liberation in Modern Western Esotericism. University of California Press, 2006, pp. 150-1.
[4] Isso traz à lembrança do caso do primeiro líder da O.T.O. no Brasil, Frater Iskurus, que ao solicitar do Frater Superior instruções acerca do segredo, foi rechaçado imediatamente. Seu desapontamento foi tão intenso que ele saiu da ordem e, por muito tempo, foi um de seus inimigos públicos no fim da década de 1990 e.v. e início da década de 2000 e.v.
[5] A Ordo Saturni é uma das mais enigmáticas e poderosas ordens ocultistas da tradição ocidental, guardiã dos mistérios do tempo, do destino e da escuridão primordial. Dedicada ao culto de Saturno, o Senhor do Limiar e regente das forças da restrição e do poder oculto, essa ordem alemã estabeleceu um sistema esotérico profundo, onde a iniciação não é apenas um ritual, mas uma jornada implacável rumo à compreensão da morte, da disciplina e da transmutação do Ser. Diferente das tradições solares que buscam a ascensão por meio da luz, a Ordo Saturni trilha os caminhos sombrios da Noite dos Tempos, onde o verdadeiro ouro da sabedoria é extraído do chumbo do sacrifício e do silêncio. No silêncio saturnino, o adepto aprende que a escuridão não é ausência, mas potência; não é negação, mas a chave oculta para a verdadeira liberdade.
A Ordo Saturni foi fundada na Alemanha em 1928 por Eugen Grosche (1888–1964), também conhecido como Gregor A. Gregorius, e se estabeleceu como uma das mais influentes fraternidades esotéricas dedicadas ao culto de Saturno, a força arquetípica do tempo, da limitação e do poder oculto. Fortemente influenciada pelo pensamento de Aleister Crowley e pela Lei de Thelema, a ordem incorporou aspectos da magia sexual e do sistema mágico da O.T.O., mas desenvolveu uma abordagem única e independente, centrada na noite profunda da consciência, na disciplina espiritual e na transmutação interna. Diferente da ênfase de Crowley no Sol e na força do PHALLUS, a Ordo Saturni explora o mistério da escuridão primordial e das energias ocultas que habitam os limites da realidade, buscando libertação não pela luz, mas pelo domínio da sombra. Combinando elementos da teurgia, do gnosticismo e do hermeticismo saturnino, seus ensinamentos revelam que a verdadeira iniciação não está na fuga do tempo, mas na sua conquista, onde a escuridão se torna o portal para a imortalidade e para a realização da Verdadeira Vontade.
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